Modelo AIDA: aprenda como aprimorar o Marketing Digital da sua empresa

Pare para pensar no que um sucesso de bilheteria e as estratégias de marketing digital têm em comum. Difícil de responder? Na verdade, não! Para produzir um filme não adianta investir nos melhores atores e em super efeitos especiais se o enredo não encantar os espectadores, concorda?
O que acontece com o marketing digital é muito semelhante! Se as estratégias não contarem uma boa história, as chances de a empresa conseguir converter leads em clientes são muito pequenas.
É para oferecer um “final feliz” para os leads que o modelo AIDA entra em cena. Ele propõe uma espécie de roteiro com início, meio e fim para a empresa conseguir acompanhar a jornada de compra do consumidor.
Quer entender melhor o que é o AIDA e como aprimorar as estratégias de marketing digital da sua empresa com ele? Continue a leitura:
O que é o modelo AIDA?
AIDA é um acrônimo para as palavras Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Esse modelo têm como objetivo entender o que o consumidor pensa, necessita e deseja.
Em outras palavras, o AIDA serve para dar aquele empurrãozinho em clientes indecisos. Ele pode ser aplicado nos mais diversos formatos, como anúncios, e-mail marketing, blog posts, landing pages, entre outras estratégias de marketing digital.
Este método é representado por quatro fases, que ilustram os estágios que o lead é conduzido até ser “convencido” a executar uma ação, como comprar um produto ou se inscrever para um curso, por exemplo. Confira, a seguir, cada uma dessas etapas com exemplos práticos:
Etapas do modelo AIDA
Atenção
No modelo AIDA, a etapa de atenção representa o momento que o consumidor tem contato com a sua marca pela primeira vez. É a grande oportunidade de mostrar o que o seu negócio faz, mas não como os seus concorrentes, por isso a criatividade é fundamental!
Se você decidir publicar um anúncio em uma rede social, por exemplo, ele não deve só mostrar o seu produto ou serviço de forma simplista. A equipe de marketing pode criar um título criativo e um layout atrativo para chamar atenção do usuário logo de cara.
Interesse
Depois de atrair a atenção, o próximo passo é despertar o interesse do usuário. Aqui, o objetivo é evidenciar a capacidade que a sua empresa tem para sanar as dores dele.
Continuando com o exemplo do anúncio, após criar o título e o layout, é hora de destacar algumas informações em subtítulos ou textos explicativos que apresentem a proposta de forma criativa, oferecendo uma solução que só você tem. Assim, o lead ficará cada vez mais interessado em saber mais sobre o assunto.
Desejo
A meta da terceira etapa do modelo AIDA é transformar o “eu gosto” em “eu preciso”, ou seja, estimular o usuário a avançar para a última etapa, a ação. Nesse momento, o cliente em potencial já está pensando se a sua empresa oferece uma solução válida e confiável, mas ainda restam dúvidas.
Para despertar o desejo, a equipe de marketing pode apostar na prova social, mostrando suas vantagens, diferencias, formas de garantia ou até mesmo em depoimentos ou comentários de clientes sobre o produto ou serviço que está sendo anunciado.
Outra possibilidade é criar senso de urgência: use e abuse de frases como “apenas hoje”, “só até amanhã”, “últimas unidades”. Agregar valor à solução e passar confiança é o segredo desta etapa!
Ação
A ação é a peça-final do quebra-cabeças do AIDA e se você conseguiu prender o lead até aqui, o papel da sua empresa agora é não atrapalhar.
Seguindo o exemplo da propaganda, para eliminar o risco de o futuro cliente fechar a página ou desistir de ler o anúncio, a criação de um CTA, sigla para Call to Action, é indispensável!
Os formatos mais populares de CTAs são os de convite, inscrição, direcionamento ou efetivação da compra: “inscreva-se”, “assine”, “experimente grátis”, “compre agora” são algumas das possibilidades.
O modelo AIDA abre um leque de opções para ser utilizado no marketing digital e apostar nessa estratégia é uma excelente escolha para empresas que querem se destacar na internet.
Quer aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre a jornada do consumidor? Aprenda também como estruturar um funil de vendas para melhorar a performance do seu negócio.
Tags
Faça uma busca
Notícias Recentes (225)
Ainda preso em planilhas? Dá para fazer melhor! Por que sua startup precisa de um MVP antes de investir alto? Como o Easy Builder Transformou a Gestão de Negócios: Um Depoimento de Sucesso Por que a Easy Communication and Technology integra o Melhor Envio e o Pagar.Me aos seus Marketplaces na plataforma Easy Builder Integrando Sistemas Existentes às Novas Tecnologias: O Papel Vital do Easy Builder Como Criar um Marketplace de Sucesso do Zero Desbravando o Universo dos Marketplaces: O que é e por que criar um Marketplace? Construção Passo a Passo de um Formulário de Registro de Clientes com Easy Builder A Revolução da Easy Communication and Technology com o Easy Builder: Criando Formulários e Prototipando Projetos com o HINT Ver Todos (225)Curtir e Compartilhar
Tags
Fale Conosco
Entre em contato para solicitar um orçamento.